Agrupamento de Escolas de Cascais
Escola E,B 2/3 Professor António Pereira Coutinho
Ficha de preparação para o teste intermédio 2012/2013
7ºANO
1-Faz corresponder uma letra a um número, depois de leres as palavras, de A a H e as frases, de 1 a 8:
A- Asteroides
B- Sol
C- Cometas
D- Meteoros
E- Planetas telúricos
F- Meteoritos
G- Satélites
H- Planetas jovianos
1-Corpo celeste geralmente constituído por núcleo, cabeleira e cauda.
2-Astro que ocupa 98% da massa do Sistema Solar.
3- Objetos celestes que orbitam em torno de outros objetos celestes de maior massa.
4-Astros que se encontram mais próximos do Sol e que se formaram a partir da acumulação de gases e poeiras.
5-Corpos rochosos cuja vaporização não é completa, ao entrarem na superfície da Terra.
6- Objetos rochosos de forma irregular que orbitam em torno do Sol.
7- Astros que se encontram mais afastados do Sol e se formaram a partir da acumulação de gases.
8-Corpos sólidos de pequenas dimensões que ao entrarem na atmosfera terrestre aquecem pela fricção e vaporizam deixando um rasto de luz.
1:_____ 2:_____ 3:_____ 4:_____ 5:_____ 6:_____ 7:_____ 8:_____
2 – A figura representa alguns astros do Sistema Solar:
2.1 - Descreve a formação do Sistema Solar, indicando o nome da teoria que mais provavelmente lhe deu origem.
2.2- Diz o que representam as linhas desenhadas na figura e se a posição em que se encontra o Sol estará correta, justificando.
2.3 – Indica quais são os planetas:
2.3.1 – Terrestres.
2.3.2 – Gasosos.
2.4 – O que é a Cintura de Asteroides? Indica o nome dos planetas entre os quais ela se encontra.
3- A figura que se apresenta na questão anterior, em que o Sol é o centro do Sistema Solar, já foi considerada errada, na antiguidade. Explica porquê e refere as diferenças entre os dois modelos, referindo os seus nomes e os cientistas mais importantes que defenderam um e outro.
4-Indica se as frases são verdadeiras ou falsas:
A- O livro escrito por Claudius Ptolomeu veio a ser designado por Almagesto.
B- O modelo ptolemaico prevaleceu durante cerca de 5500 anos.
C- A variação do movimento aparente de vénus e as fases que este apresentava foram explicados por Nicolau Copérnico.
D- O telescópio não existia na altura em que Galileu estudou a posição da Terra no Sistema Solar.
E- O matemático Kepler concluiu que as órbitas dos planetas, em torno do Sol, não podiam ser circulares.
5- De entre as unidades de medida apresentadas, assinala as mais adequadas para medir distâncias no Universo.
( coloca um x nas corretas)
___ milha ___ milímetro ___ parsec ___ quilómetro
_____ metro
___ ano-luz ___ polegada ___ unidade astronómica
6-Completa as frases corretamente:
Para medir distâncias no Sistema Solar é usual recorrer à ______________ _____________.
Esta medida de distância define-se como ____________________________________ao Sol.
8- Júpiter está cerca de cinco vezes mais afastado do Sol do que a Terra. Indica a distância de Júpiter ao Sol em unidades astronómicas.
9- Sabendo que a distância média de Neptuno ao Sol é 30,1 UA qual a distância deste planeta ao Sol, em quilómetros?
10-Indica se as frases seguintes são verdadeiras ou falsas:
- A trajetória de um corpo é o conjunto das sucessivas posições que esse corpo ocupa durante o seu movimento.
- A trajetória dos planetas em volta do Sol é circular.
- A distância percorrida por um corpo ao longo do tempo corresponde à quantidade de matéria desse corpo.
- Um corpo pode estar em movimento e em repouso, ao mesmo tempo.
- A rapidez média é a distância percorrida pelo corpo ao longo do tempo.
11-Considera a seguinte figura que representa dois asteroides A e B, de igual massa que se encontram suspensos no espaço, em duas situações I e II, a distâncias diferentes:
Indica qual a situação em que a força gravítica que atua sobre cada um dos asteroides tem maior valor. Justifica a tua resposta.
12-Um satélite geoestacionário orbita sobre a Terra descrevendo uma órbita circular com um período de translação igual ao período de rotação da Terra e percorre uma distância de 263 894 Km em cada volta que dá ao planeta.
12.1-O que é a distância percorrida por um corpo?
12.2-Quanto tempo, em unidades do sistema internacional, demora o satélite a dar uma volta completa à Terra?
12.3-Determina a rapidez média do satélite geoestacionário, em Km/h.
12.4-Calcula a rapidez média do satélite geoestacionário, em unidades S.I.
13- Observa as figuras A e B. Admite que a pessoa fotografada em A é a mesma que foi fotografada em B, mas em A foi fotografada na Terra e em B foi fotografada na Lua.
13.1-Em qual das situações haverá mais dificuldade em caminhar? Justifica.
13.2- Das seguintes afirmações seleciona as corretas (coloca um circulo à volta da questão)
I – A massa em A é maior do que em B. II – A massa em A é igual à massa em B
III – O peso em A é menor do que em B. IV – O peso em B é menor do que em A
14- Observa a figura e completa as frases:
A – Este aparelho é um _______________ e serve para medir o valor de ______________ (massas / forças).
B – O valor máximo deste aparelho é _______________.
15-Um objeto com a massa de 2 kg estava à superfície da Terra.O objeto foi levado do nível do mar até ao cimo de uma montanha.
15.1- Diz, justificando, o que aconteceu ao peso do corpo.
15.2- Supõe agora que o mesmo objeto, à superfície da Terra é levado do equador para o Pólo Norte. O que acontece ao seu peso?
16-Completa a tabela que se segue, sabendo que os corpos estão todos no mesmo lugar, na Terra.
Considera g=9,8 m/s2
Massa (Kg)
|
Peso (N)
|
200
| |
10
| |
198
| |
0,5
|
17- O Carlos ordenou o Sol, a Terra, o Sistema Solar e uma galáxia por ordem crescente dos seus tamanhos.
Escolhe, entre as hipóteses de A a D, a única ordem correcta.
A – Terra, Galáxia, Sol, Sistema Solar C – Terra, Sol, Sistema Solar, Galáxia.
B – Terra, Sol, Galáxia, Sistema Solar D – Sol, Terra, Sistema Solar, galáxia.
18- Efetua as associações corretas entre as colunas I e II:
Coluna I Coluna II
A – Conjunto de partículas muito denso que resulta de uma supernova, 1– Cometas
também conhecido como pulsar 2 - Supernova
B – Gigantescas nuvens de gás e poeira 3 – Nebulosa
C – Corpos celestes formados por gelo, gases gelados e poeiras que 4- Buraco negro
se movem em torno do Sol 5 – Estrela de neutrões
D – Estrela em explosão
E – Corpo celeste muito denso que atrai tudo à sua volta, incluindo a luz.
19-. Classifica as afirmações que se seguem, em verdadeiras (V) ou falsas (F) e corrige as falsas.
A - A Lua é um corpo luminoso porque emite luz à noite.
B – Os planetas principais são também designados por satélites naturais.
C - Admite-se que o Universo tem cerca de 15 mil milhões de anos e que teve origem no Big Bang.
D – Vénus executa o seu movimento de rotação no sentido dos ponteiros de relógio (retrógrado).
E – Marte é um planeta gasoso.
F – Nem todos os planetas do Sistema Solar têm movimento de rotação.
20- Completa corretamente as frases:
- Júpiter, Saturno, ___________ e ________________ são planetas gasosos.
- O planeta mais quente do sistema solar é ______________.
- O planeta do sistema Solar que apresenta o maior sistema de anéis é ____________________.
- Os planetas do sistema solar que não têm luas são ______________ e _________________.
- O planeta conhecido por “planeta vermelho” é _______________.
- A nossa galáxia é a __________________e faz parte do agrupamento de galáxias ______________
21-Lê com atenção os dados do seguinte quadro:
Planetas
|
Período de rotação
|
Período de translação
|
Mercúrio
|
59 dias terrestres
|
88 dias terrestres
|
Vénus
|
243 dias terrestres
|
225 dias terrestres
|
Terra
|
1 dia terrestre
|
1 ano terrestre = 365,25 dias terrestres
|
Júpiter
|
10 horas terrestres
|
12 anos terrestres
|
Plutão
|
6 dias terrestres
|
248,5 anos terrestres
|
21.1- Qual o planeta que realiza mais rapidamente uma volta completa em torno do Sol?
21.2 -O planeta que tem o dia com menor duração.
21.3 -Quantas volta dá a Terra em torno do Sol enquanto Júpiter efetua apenas uma?
22-Tal como os seres vivos, as estrelas também nascem, vivem e morrem. O pequeno texto que se segue fala sobre este assunto. Leia-o atentamente.
"Hoje sabe-se que a massa com que as estrelas nascem é um factor determinante da sua evolução. Assim, uma estrela como o Sol, depois de um período de vida estável, expende-se, formando uma gigante vermelha; depois, volta a contrair-se, transformando-se numa anã branca.
22.1- Como se chama a estrela quando sofre uma explosão? Seleccione a opção correcta.
A – Cometa B – Supernova C – Meteoro D – Planeta
22.2- O ano-luz é uma unidade muito usada em Astronomia .Indique qual das três opções seguintes define corretamente ano-luz:
A – A distância que a luz percorre durante um ano.
B – O tempo que a luz percorre num ano.
C – A distância do Sol à Terra.
23- Das seguintes afirmações seleciona as corretas
A – O carvão e o gasóleo são fontes de energia primárias.
B – A energia geotérmica é uma forma de energia associada ao vento.
C – O sol, o vento e a água são formas de energia renováveis.
D – Os combustíveis nucleares são fontes de energia renováveis.
E –À água contida numa barragem está associada energia potencial.
F – Um carro em movimento possui energia cinética.
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