segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ficha de preparação para o teste intermédio



Agrupamento de Escolas de Cascais
Escola E,B 2/3 Professor António Pereira Coutinho

Ficha de preparação para o teste intermédio 2012/2013

7ºANO

1-Faz corresponder uma letra a um número, depois de leres as palavras, de A a H e as frases, de 1 a 8:
A-    Asteroides
            B-    Sol
       C-  Cometas
      D-    Meteoros
E-     Planetas telúricos
F-     Meteoritos
G- Satélites
H-    Planetas jovianos       

      1-Corpo celeste geralmente constituído por núcleo, cabeleira e cauda.                         
      2-Astro que ocupa 98% da massa do Sistema Solar.     
      3- Objetos celestes que orbitam em torno de outros objetos celestes de maior massa.                                           
      4-Astros que se encontram mais próximos do Sol e que se formaram a partir da acumulação de gases e poeiras.            
      5-Corpos rochosos cuja vaporização não é completa, ao entrarem na superfície da Terra.      
      6- Objetos rochosos de forma irregular que orbitam em torno do Sol.
      7- Astros que se encontram mais afastados do Sol e se formaram a partir da acumulação de gases.
      8-Corpos sólidos de pequenas dimensões que ao entrarem na atmosfera terrestre aquecem pela fricção e vaporizam deixando um rasto de luz.

                                                                                                                                                 
1:_____     2:_____     3:_____     4:_____     5:_____     6:_____    7:_____   8:_____             
                  
      
 2 – A figura representa alguns astros do Sistema Solar: 


2.1 - Descreve a formação do Sistema Solar, indicando o nome da teoria que mais provavelmente lhe deu origem.
2.2- Diz o que representam as linhas desenhadas na figura e se a posição em que se encontra o Sol estará correta, justificando.
2.3 – Indica quais são os planetas:
         2.3.1 – Terrestres.
         2.3.2 – Gasosos.
2.4 – O que é a Cintura de Asteroides? Indica o nome dos planetas entre os quais ela se encontra.


3- A figura que se apresenta na questão anterior, em que o Sol é o centro do Sistema Solar, já foi considerada errada, na antiguidade. Explica porquê e refere as diferenças entre os dois modelos, referindo os seus nomes e os cientistas mais importantes que defenderam um e outro.


4-Indica se as frases são verdadeiras ou falsas:

A-    O livro escrito por Claudius Ptolomeu veio a ser designado por Almagesto.
B-    O modelo ptolemaico prevaleceu durante cerca de 5500 anos.
C-    A variação do movimento aparente de vénus e as fases que este apresentava foram explicados por Nicolau Copérnico.
D-    O telescópio não existia na altura em que Galileu estudou a posição da Terra no Sistema Solar.
E-     O matemático Kepler concluiu que as órbitas dos planetas, em torno do Sol, não podiam ser circulares.


5- De entre as unidades de medida apresentadas, assinala as mais adequadas para medir distâncias no Universo.
     ( coloca um x nas corretas)

       ___  milha            ___ milímetro          ___ parsec           ___ quilómetro
         _____ metro

       ___ ano-luz          ___ polegada            ___ unidade astronómica


6-Completa as frases corretamente:

Para medir distâncias no Sistema Solar é usual recorrer à ______________ _____________.
Esta medida de distância define-se como ____________________________________ao Sol.

 7- Explica o que significa afirmar que a estrela Pólux dista 35 anos-luz da Terra.

8- Júpiter está cerca de cinco vezes mais afastado do Sol do que a Terra. Indica a distância de Júpiter ao Sol em unidades astronómicas.

9- Sabendo que a distância média de Neptuno ao Sol é 30,1 UA qual a distância deste planeta ao Sol, em quilómetros?

10-Indica se as frases seguintes são verdadeiras ou falsas:

  1. A trajetória de um corpo é o conjunto das sucessivas posições que esse corpo ocupa durante o seu movimento.
  2. A trajetória dos planetas em volta do Sol é circular.
  3. A distância percorrida por um corpo ao longo do tempo corresponde à quantidade de matéria desse corpo.
  4. Um corpo pode estar em movimento e em repouso, ao mesmo tempo.
  5. A rapidez média é a distância percorrida pelo corpo ao longo do tempo.


11-Considera a seguinte figura que representa dois asteroides A e B, de igual massa que se encontram suspensos no espaço, em duas situações I e II, a distâncias diferentes:
Indica qual a situação em que a força gravítica que atua sobre cada um dos asteroides tem maior valor. Justifica a tua resposta.


12-Um satélite geoestacionário orbita sobre a Terra descrevendo uma órbita circular com um período de translação igual ao período de rotação da Terra e percorre uma distância de 263 894 Km em cada volta que dá ao planeta.

    12.1-O que é a distância percorrida por um corpo?
    12.2-Quanto tempo, em unidades do sistema internacional, demora o satélite a dar uma volta completa à Terra?
    12.3-Determina a rapidez média do satélite geoestacionário, em Km/h.
    12.4-Calcula a rapidez média do satélite geoestacionário, em unidades S.I.

 13- Observa as figuras A e B. Admite que a pessoa fotografada em A é a mesma que foi fotografada em B, mas em A foi fotografada na Terra e em B foi fotografada na Lua.


13.1-Em qual das situações haverá mais dificuldade em caminhar? Justifica.

13.2- Das seguintes afirmações seleciona as corretas (coloca um circulo à volta da questão)
         I – A massa em A é maior do que em B.       II – A massa em A é igual à massa em B     
        III – O peso em A é menor do que em B.     IV – O peso em B é menor do que em A  

14- Observa a figura e completa as frases:

A – Este aparelho é um _______________  e serve para medir o valor de ______________ (massas / forças).

B – O valor máximo deste aparelho é _______________.


15-Um objeto com a massa de 2 kg estava à superfície da Terra.O objeto foi levado do nível do mar até ao cimo de uma montanha.

    15.1- Diz, justificando, o que aconteceu ao peso do corpo.
    15.2- Supõe agora que o mesmo objeto, à superfície da Terra é levado do equador para o Pólo Norte. O que acontece ao seu peso?



16-Completa a tabela que se segue, sabendo que os corpos estão todos no mesmo lugar, na Terra.
Considera g=9,8 m/s2

Massa (Kg)
Peso (N)

200
10


198
0,5





17- O Carlos ordenou o Sol, a Terra, o Sistema Solar e uma galáxia por ordem crescente dos seus tamanhos.
            Escolhe, entre as hipóteses de A a D, a única ordem correcta.

A – Terra, Galáxia, Sol, Sistema Solar   C – Terra, Sol, Sistema Solar, Galáxia.   
B – Terra, Sol, Galáxia, Sistema Solar   D – Sol, Terra, Sistema Solar, galáxia.


18- Efetua as associações corretas entre as colunas I e II:
                        Coluna I                               Coluna II                                                                          
A – Conjunto de partículas muito denso que resulta de uma supernova,       1– Cometas
       também conhecido como pulsar                                                         2 - Supernova
B – Gigantescas nuvens de gás e poeira                                                    3 – Nebulosa
C – Corpos celestes formados por gelo, gases gelados e poeiras que       4- Buraco negro     
       se movem em torno do Sol                                                                       5 – Estrela de neutrões
D – Estrela em explosão                                                                                                        
E – Corpo celeste muito denso que atrai tudo à sua volta, incluindo a luz.        


19-. Classifica as afirmações que se seguem, em verdadeiras (V) ou falsas (F) e corrige as falsas.
            A - A Lua é um corpo luminoso porque emite luz à noite.
            B – Os planetas principais são também designados por satélites naturais.
            C - Admite-se que o Universo tem cerca de 15 mil milhões de anos e que teve origem no Big Bang.
            D – Vénus executa o seu movimento de rotação no sentido dos ponteiros de relógio (retrógrado).
            E – Marte é um planeta gasoso.
            F – Nem todos os planetas do Sistema Solar têm movimento de rotação.



20-      Completa corretamente as frases:

  • Júpiter, Saturno, ___________ e ________________ são planetas gasosos.
  • O planeta mais quente do sistema solar é ______________.
  • O planeta do sistema Solar que apresenta o maior sistema de anéis é ____________________.
  • Os planetas do sistema solar que não têm luas são ______________ e _________________.
  • O planeta conhecido por “planeta vermelho” é _______________.
  • A nossa galáxia é a __________________e faz parte do agrupamento de galáxias ______________

21-Lê com atenção os dados do seguinte quadro:

Planetas
Período de rotação
Período de translação
Mercúrio
59 dias terrestres
88 dias terrestres
Vénus
243 dias terrestres
225 dias terrestres
Terra
1 dia terrestre
1 ano terrestre = 365,25 dias terrestres
Júpiter
10 horas terrestres
12 anos terrestres
Plutão
6 dias terrestres
248,5 anos terrestres

21.1- Qual o planeta que realiza mais rapidamente uma volta completa em torno do Sol?
21.2 -O planeta que tem o dia com menor duração.  
21.3 -Quantas volta dá a Terra em torno do Sol enquanto Júpiter efetua apenas uma?


22-Tal como os seres vivos, as estrelas também nascem, vivem e morrem. O pequeno texto que se segue fala sobre este assunto. Leia-o atentamente.
            "Hoje sabe-se que a massa com que as estrelas nascem é um factor determinante da sua evolução. Assim, uma estrela como o Sol, depois de um período de vida estável, expende-se, formando uma gigante vermelha; depois, volta a contrair-se, transformando-se numa anã branca.
            As estrelas de grandes dimensões transformam-se, durante a expansão final, sofrendo explosões violentas.Estrelas com massa muito superior à do Sol, após a fase de explosão, originam buracos negros, que são autênticos sorvedouros cósmicos".

           22.1- Como se chama a estrela quando sofre uma explosão?           Seleccione a opção correcta.
                       A – Cometa    B – Supernova      C – Meteoro         D – Planeta

           22.2- O ano-luz é uma unidade muito usada em Astronomia .Indique qual das três opções seguintes define corretamente ano-luz:

                                   A – A distância que a luz percorre durante um ano.
                                   B – O tempo que a luz percorre num ano.
                                   C – A distância do Sol à Terra.

23- Das seguintes afirmações seleciona as corretas

            A – O carvão e o gasóleo são fontes de energia primárias.
            B – A energia geotérmica é uma forma de energia associada ao vento.
            C – O sol, o vento e a água são formas de energia renováveis.
            D – Os combustíveis nucleares são fontes de energia renováveis.
            E –À água contida numa barragem está associada energia potencial.
            F – Um carro em movimento possui energia cinética.



    





Sem comentários:

Enviar um comentário