terça-feira, 16 de abril de 2013

Preparação para o teste intermédio


Agrupamento de Escolas de Cascais
Escola E,B 2/3 Professor António Pereira Coutinho

Ficha de preparação para o teste intermédio 2012/2013

(continuação)

9º ano

1. Depois de leres alguns acontecimentos que marcaram o dia de aniversário do Rui, completa corretamente as frases finais.

No dia do seu aniversário, o Rui levantou-se cedo e saiu para passear de bicicleta com o seu avô e prometeu que não o ultrapassava. Manteve--se sempre ao seu lado. O carteiro passou a grande velocidade na sua moto, acenou-lhes e lá desapareceu pelas ruas da aldeia. O Rui e o avô pararam à sombra de uma árvore e contemplaram as águas límpidas de um pequeno rio que ali passava. De tarde foram dar um passeio de comboio com o Zé, o seu irmão mais novo. Na estação e já dentro do comboio, o Rui e o seu avô sentaram-se frente a frente, enquanto o pequeno Zé corria de um lado para o outro. Enquanto aguardavam pela sua partida, o comboio Alfa passou sem parar pela estação onde eles se encontravam.
Ao fim da tarde, os pais do Rui fizeram-lhe uma pequena festa e convidaram os seus amigos. Quando a noite caiu, o aniversariante foi dormir mas não sem antes contemplar a Lua por breves instantes, como era habitual.


Completa agora os espaços vazios (resposta na tua folha de teste):
Quando passeavam de bicicleta, o Rui estava em _______(A)________em relação ao avô e ambos estavam em ______(B)______ em relação ao carteiro.
Enquanto o Rui e o avô contemplavam as águas do rio, estas estavam em________(C)________  em relação a eles.
Durante o tempo que aguardaram na estação de comboios, o Rui estava em _________(D)_______em relação ao avô e o Zé estava em _________(E)_________relativamente ao irmão. Relativamente à Lua, o Rui estava em _________(F)___________ .


2. Analisa a figura. As trajetórias do carro e da bailarina estão assinaladas por uma linha. 

a) Classifica o movimento de cada corpo relativamente ao tipo de trajetória.

b) Traça, em cada uma das situações, o vetor velocidade nos pontos A, B, C e D. Supõe que o valor marcado no velocímetro do carro é cada vez maior e que a velocidade da bailarina nos dois pontos marcados tem o mesmo valor.



3. Considera-se que um automobilista se desloca entre Viana do Castelo e Castelo Branco. O esquema indica o trajeto feito pelo automobilista. O automobilista quando saiu de Viana colocou o conta-quilómetros a zero; quando chegou a Castelo Branco verificou que o conta-quilómetros marcava 320 km. A distância em linha reta entre as duas cidades é de 280 km.
O tempo que ele demorou a percorrer o trajeto foi de 4 horas.




a)Representa no esquema ao lado o vetor deslocamento. Carateriza o vetor representado.
b)Indica qual das grandezas, distância percorrida ou deslocamento, tem maior valor. Justifica.
c)Calcula a rapidez média deste movimento e apresenta o seu valor nas unidades do SI.


4.Considera o gráfico distância vs tempo, relativo ao movimento de um motociclista ao longo de uma estrada retilínea.



a) Em que intervalo de tempo o móvel esteve parado? Justifica a tua resposta.
b) Qual a distância percorrida pelo motociclista ao longo de todo o movimento? E o deslocamento? Justifica a tua resposta.
c) Em qual(ais) intervalo(s) ou instante o móvel:
c1)Se desloca no sentido positivo da trajetória?
c2) Se desloca no sentido negativo da trajetória?
c3)Inverte o sentido de marcha? Justifica a tua resposta.

d)Calcula a rapidez média do corpo no intervalo [2; 3]h. Apresenta o resultado em Km/h.
 e) Qual a aceleração média do móvel no instante [5;6] h? Justifica a tua resposta.


5. O gráfico seguinte representa a variação do valor da velocidade, em função do tempo, de dois corpos, A e B, que se deslocam com movimento retilíneo.





5.1. Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F):

        A-   O corpo A está animado de movimento uniformemente retardado.
        B-   Os corpos A e B encontram-se no instante t = 5 s.
        C-   No intervalo [0;5[ s, o valor da velocidade de A é superior ao de B.

    D- No instante t = 5 s, os dois corpos têm a mesma aceleração.
5.2. Justifica a tua escolha nas alíneas B e C.

6. Considera um corpo que se move numa trajetória rectilínea, com o movimento representado no gráfico velocidade vs tempo a seguir.




6.1.Qual a distância percorrida pelo corpo durante todo o seu movimento? Apresenta os cálculos que efetuares.

6.2.Calcula o valor da aceleração média no intervalo [20; 40] s.
6.3.Classifica, justificando, o movimento do corpo nos intervalos:
6.3.1- [10; 20] s
6.3.2- [20; 30] s
6.3.3- [40; 70] s

6.4.Constrói o gráfico aceleração vs. tempo de todo o movimento do móvel.
                                                                                    
7.  Preenche os espaços vazios que se seguem de forma a obteres frases cientificamente corretas:
A.   A força é a causa capaz de alterar o estado de _______________ ou repouso de um corpo.
B.   As forças são medidas utilizando um aparelho chamado _________________.
C.   A unidade de força no sistema internacional é o ___________ representada pela letra N.



8.Os vetores abaixo representados, assinalam forças com:  

A.   a mesma direção
B. a mesma intensidade.
C.   o mesmo ponto de aplicação.
D. a mesma intensidade e o mesmo sentido. 








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