Agrupamento de Escolas de Cascais
Escola E,B 2/3 Professor António Pereira Coutinho
Ficha de preparação para o teste intermédio 2012/2013
(continuação)
9º ano
1. Depois de leres alguns acontecimentos que
marcaram o dia de aniversário do Rui, completa
corretamente as frases finais.
No dia do seu aniversário, o Rui levantou-se cedo e
saiu para passear de bicicleta com o seu avô e prometeu que não o ultrapassava.
Manteve--se sempre ao seu lado. O carteiro passou a grande velocidade na sua moto,
acenou-lhes e lá desapareceu pelas ruas da aldeia. O Rui e o avô pararam à
sombra de uma árvore e contemplaram as águas límpidas de um pequeno rio que ali
passava. De tarde foram dar um passeio de comboio com o Zé, o seu irmão mais
novo. Na estação e já dentro do comboio, o Rui e o seu avô sentaram-se frente a
frente, enquanto o pequeno Zé corria de um lado para o outro. Enquanto
aguardavam pela sua partida, o comboio Alfa passou sem parar pela estação onde
eles se encontravam.
Ao fim da tarde, os pais do Rui fizeram-lhe uma
pequena festa e convidaram os seus amigos. Quando a noite caiu, o
aniversariante foi dormir mas não sem antes contemplar a Lua por breves
instantes, como era habitual.
Completa agora os espaços
vazios (resposta na tua folha de teste):
Quando passeavam de bicicleta, o Rui estava em _______(A)________em
relação ao avô e ambos estavam em ______(B)______ em relação ao
carteiro.
Enquanto o Rui e o avô contemplavam as águas do rio,
estas estavam em________(C)________
em relação a eles.
Durante o tempo que aguardaram na estação de
comboios, o Rui estava em _________(D)_______em relação ao avô e o Zé
estava em _________(E)_________relativamente ao irmão. Relativamente à
Lua, o Rui estava em _________(F)___________ .
2. Analisa a figura. As trajetórias do carro e da
bailarina estão assinaladas por uma linha.
a) Classifica o movimento de cada corpo
relativamente ao tipo de trajetória.
b) Traça, em cada uma das situações, o vetor
velocidade nos pontos A, B, C e D. Supõe que o
valor marcado no velocímetro do carro é cada vez maior e que a velocidade da bailarina nos dois pontos marcados
tem o mesmo valor.
3. Considera-se que um automobilista se desloca
entre Viana do Castelo e Castelo Branco. O esquema indica o trajeto feito pelo
automobilista. O automobilista quando saiu de Viana colocou o conta-quilómetros
a zero; quando chegou a Castelo Branco verificou que o conta-quilómetros
marcava 320 km. A distância em linha reta entre as duas cidades é de 280 km.
O tempo que ele demorou a percorrer o trajeto foi de 4 horas.
a)Representa
no esquema ao lado o vetor deslocamento. Carateriza o vetor representado.
b)Indica
qual das grandezas, distância percorrida ou deslocamento, tem maior valor. Justifica.
c)Calcula
a rapidez média deste movimento e apresenta o seu valor nas unidades do SI.
4.Considera o gráfico distância vs tempo, relativo ao movimento de um motociclista ao longo de uma estrada retilínea.
a) Em que intervalo de tempo o móvel esteve
parado? Justifica a tua
resposta.
b) Qual a distância percorrida pelo
motociclista ao longo de todo o movimento? E o deslocamento? Justifica a tua resposta.
c) Em qual(ais)
intervalo(s) ou instante o móvel:
c1)Se desloca no
sentido positivo da trajetória?
c2) Se desloca no
sentido negativo da trajetória?
c3)Inverte o sentido
de marcha? Justifica a tua
resposta.
d)Calcula a rapidez média
do corpo no intervalo [2; 3]h. Apresenta
o resultado em Km/h.
e) Qual a aceleração média
do móvel no instante [5;6] h? Justifica
a tua resposta.
5. O gráfico seguinte representa a variação do valor da
velocidade, em função do tempo, de dois corpos, A e B, que se deslocam com
movimento retilíneo.
5.1. Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras
(V) ou falsas (F):
A- O corpo A está animado de movimento uniformemente
retardado.
B- Os corpos A e B encontram-se no instante t = 5 s.
C- No intervalo [0;5[ s, o valor da velocidade de A é
superior ao de B.
D- No instante t = 5 s, os dois corpos têm a
mesma aceleração.
5.2. Justifica a tua escolha nas alíneas B e C.
6. Considera
um corpo que se move numa trajetória
rectilínea, com o movimento representado no gráfico velocidade vs tempo a seguir.
6.1.Qual a distância
percorrida pelo corpo durante todo o seu movimento? Apresenta os cálculos que efetuares.
6.2.Calcula o valor da aceleração média no
intervalo [20; 40] s.
6.3.Classifica, justificando, o movimento do corpo nos intervalos:
6.3.1- [10; 20] s
6.3.2- [20; 30] s
6.3.3- [40; 70] s
6.4.Constrói o gráfico aceleração vs. tempo de todo o movimento do móvel.
7. Preenche os espaços vazios que se seguem de
forma a obteres frases cientificamente corretas:
A.
A força é a causa capaz de alterar o estado
de _______________ ou repouso de um corpo.
B.
As forças são medidas utilizando um aparelho
chamado _________________.
C.
A unidade de força no sistema internacional é
o ___________ representada pela letra N.
8.Os vetores abaixo representados, assinalam
forças com:
A. a mesma direção
|
B. a mesma
intensidade.
|
C. o mesmo ponto de
aplicação.
|
D. a mesma intensidade
e o mesmo sentido.
|
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