Atendendo a que esta matéria não foi lecionada no 7º ano (embora sendo alheias a esse facto), resolvemos colocar aqui informação sobre o tema e mostrar-vos o ppt na aula. Esse ppt estará na Moodle, para quem quiser consultar. Assim não vos faltará informação sobre o assunto.
Bom trabalho!
Processos de separação:
Para separar os constituintes de uma mistura pode-se recorrer a diferentes processos de separação. Os processos de separação permitem separar diferentes substâncias que inicialmente foram juntas, mantendo as suas propriedades características.
Processos de separação de misturas heterogéneas:
Filtração: processo que permite separar partículas sólidas que se encontram em suspensão num
líquido ou numa solução. Utiliza-se um papel de filtro adequado, que permite reter as partículas
sólidas, estas constituem o resíduo.
A solução que atravessa os poros do papel de filtro designa-se por filtrado.
Exemplos: Separar água e grãos de pimenta;
Decantação: processo físico que permite separar um sólido depositado no fundo de um recipiente
que contém um líquido. Na decantação transfere-se o líquido de um recipiente para o outro com o
auxílio de uma vareta.
Exemplo: Separar areia grossa e água.
Decantação em funil: processo que permite separar dois ou mais líquidos imiscíveis (que não se misturam), com base na diferença de densidades dos líquidos, para tal utiliza-se um funil de decantação.

Exemplo: Separar água e azeite
Exemplos : Enxofre em pó em suspensão na água;
Cinza em suspensão em água
Peneiração: processo que permite separar as misturas sólidas formadas por constituintes cujos “grãos” têm diâmetros diferentes, para tal utilizam-se as peneiras.
Exemplos: Separar farelo da farinha
Separar areia de cascalho
Separação magnética: processo utilizado quando um dos componentes da mistura apresenta propriedades magnéticas, ou seja é atraído através do uso de um íman. O íman separa sólidos magnéticos dos não magnéticos.
Processos de separação de misturas homogéneas:
Exemplo: água e açúcar.
Cristalização: processo que consiste na evaporação lenta do solvente, à temperatura ambiente, permitindo a recuperação do soluto sob a forma de cristais.
Destilação simples: processo que permite separar dois líquidos miscíveis com pontos de ebulição diferentes. O líquido de menor ponto de ebulição evapora primeiro, condensando de seguida, separando-se assim do outro líquido.
Exemplo: destilação do vinho (obtenção da aguardente).
Esquema de montagem:
Destilação fraccionada: processo usado para separar dois ou mais líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito próximos.
Exemplo: separar os diferentes constituintes do petróleo bruto nas torres petroquímicas.
Cromatografia: processo que permite identificar os diferentes componentes dissolvidos numa solução. Baseia-se no facto dos diferentes solutos, serem arrastados com velocidades diferentes ao longo de uma tira de papel adequado (fase estacionária), embebida numa determinada mistura de líquidos (fase móvel à qual se chama eluente).
Sem comentários:
Enviar um comentário