“Atualmente, sabe-se que os átomos são constituídos por uma zona central muito pequena, o núcleo, onde se encontram dois tipos de partículas, os protões e os neutrões. E em torno do núcleo circulam outras partículas com elevadíssima velocidade – os eletrões.
· Os protões são partículas com carga elétrica positiva de valor unitário (+1);
Os protões têm massa;
· Os neutrões são partículas sem carga elétrica;
Os neutrões têm massa aproximadamente igual à dos protões;
· Os eletrões são partículas de carga elétrica negativa de valor unitário (-1);
Os eletrões têm massa tão pequena que é considerada desprezável
Em qualquer átomo há tantos protões como eletrões, por isso os átomos são neutros, isto é, não têm carga elétrica. “
O átomo é um corpúsculo. O átomo é uma partícula invisível sendo a unidade estrutural de toda a matéria.
“O elemento químico corresponde a um conjunto de átomos com o mesmo número de protões.”
Como não vemos os átomos por serem muito pequenos recorremos a modelos que os representam. Podemos representar os átomos por bolas de diferentes cores e tamanhos; cada átomo diferente é representado por uma bola com cor e tamanho também diferente. Por exemplo, uma bola de cor branca representa um átomo de hidrogénio; uma bola de cor vermelha representa um átomo de oxigénio. Os átomos não são esferas rígidas como os modelos e o seu formato exterior pode não ser esférico.
Cada substância tem as suas unidades estruturais, que são iguais ao longo de toda a sua extensão. As unidades de algumas substâncias são átomos que existem separados uns dos outros enquanto que outras substâncias são constituídas por unidades que têm o nome de moléculas. As moléculas são agregados de átomos ligados quimicamente entre si. Daí a enorme variedade de materiais porque os átomos do mesmo elemento, ou de elementos diferentes, ligam-se das mais variadas maneiras, originando uma infinidade de agrupamentos diferentes.
“As moléculas que são formadas por dois átomos são diatómicas, as que têm mais de dois átomos dizem-se poliatómicas. Dentro destas distinguem-se as triatómicas (formadas por três átomos), tetratómicas (formadas por quatro átomos), etc.
Substância elementar é constituída por um só elemento químico (átomos do mesmo elemento).
Substância composta é constituída por dois ou mais elementos químicos (átomos de elementos diferentes).
Mistura de substâncias é formada por partículas diferentes.
Iões
Os iões são partículas com carga elétrica positiva ou negativa que resultam de um átomo ou de um conjunto de átomos quimicamente ligados entre si, ter perdido ou ganho, respectivamente, um ou mais eletrões.
Se um átomo ou agregado de átomos, quimicamente ligados entre si, perde eletrões, fica com mais protões do que eletrões, originando uma partícula com excesso de carga elétrica positiva. Neste caso, dizemos que se trata de um ião positivo ou catião.
Quando um átomo ou agregado de átomos, ganha ou recebe eletrões, fica com mais eletrões do que protões, originando, por isso, uma partícula com excesso de carga elétrica negativa. Neste caso, dizemos que se trata de um ião negativo ou anião.
- Quando o ião resulta de um só átomo (que perdeu ou ganhou electrões) chama-se ião monoatómico.
- Quando o ião resulta de um agregado de átomos quimicamente ligados entre si (que perderam ou ganharam electrões) chama-se ião poliatómico.”
Sem comentários:
Enviar um comentário