quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Jogos Loucos da Ciência

Jogos Loucos da Ciência




 
  •   Estafeta das barbatanas

O jogo disputa-se em equipas de 4 elementos, na modalidade de estafetas. O primeiro jogador deverá, assim que soa o apito, calçar barbatanas, colocar os óculos de mergulho, a touca de banho e correr até ao caixote, do qual vai retirar um envelope com a questão a responder. Aí, passa as barbatanas, os óculos, a touca e o envelope ao seu colega de equipa, o qual, na posse desses elementos, corre até ao cesto de basquete, de onde só poderá sair após a realização com êxito de um cesto. O colega que o espera, deverá aparelhar-se com todo o material e correr até ao local em que o espera o próximo elemento, driblando uma bola de basquete em gincana. Finalmente, passa a indumentária ao último elemento, que deverá dirigir-se à mesa e responder à questão que se encontra no envelope subordinada às matérias abordadas nas aulas de CFQ. A resposta correta fará duplicar a pontuação obtida no jogo e a resposta errada fará reduzir a pontuação do jogo para metade.
Ganha a equipa que fizer a estafeta em menos tempo.

Material necessário: barbatanas; óculos de mergulho, touca de banho, bola de basquete, mecos, colchão de ginástica de solo; apito.


  • ·    Jogo das rolhas

Equipas de 4 elementos. Um jogador por equipa dirige-se para o centro de uma zona delimitada por 4 caixas de plintos, dentro das quais estão os outros 3 elementos da equipa. O jogador que vai para o centro terá de, com as mãos atadas atrás das costas, trazer a máxima quantidade de rolhas com os pés, as quais são largadas de um balde, para junto da sua equipa. Os elementos dentro da caixa de plinto recolhem, as rolhas com as mãos sem saírem da caixa. Ganha a equipa que reunir mais rolhas em 3 minutos. No final, cada equipa terá de responder a uma questão sobre as matérias abordadas nas aulas de C.F.Q. A resposta correta fará duplicar a pontuação obtida no jogo e a resposta errada fará reduzir a pontuação do jogo para metade.

Material necessário: uma saca de rolhas, um plinto, 4 fios para atar as mãos.



  • ·       Penalty rodopiante


 
Cada equipa deverá disponibilizar um guarda-redes. Os restantes elementos deverão tentar marcar um penalty, após serem desorientados com 5 voltas sobre si próprios. Ganha a equipa que conseguir acertar mais penaltys. No final, cada equipa terá de responder a uma questão sobre as matérias abordadas nas aulas de C.F.Q. A resposta correta fará duplicar a pontuação obtida no jogo e a resposta errada fará reduzir a pontuação do jogo para metade.



Material necessário: uma baliza e uma bola de futebol.

  • ·     Testa com testa
Todos os elementos participam ao mesmo tempo. Têm que, aos pares, e com um balão preso entre as suas testas, dançar vários ritmos sem deixar o balão cair. Quanto mais tempo os pares aguentarem, mais pontos marcam.
No final, cada equipa terá de responder a uma questão sobre as matérias abordadas nas aulas de C.F.Q. A resposta correta fará duplicar a pontuação obtida no jogo e a resposta errada fará reduzir a pontuação do jogo para metade.

Material necessário: balões e um aparelho leitor de cd’s.






  • ·   Gincana da colher de pau
Jogo de exterior. O jogo é disputado por quatro equipas em simultâneo. Cada jogador terá de equilibrar copos com água nas respectivas colheres, transportando-as com as mãos com o objectivo de encher a caneca que se encontra na mesa. Após o tempo estipulado para o jogo, vence quem tiver a caneca mais cheia.
No final, cada equipa terá de responder a uma questão sobre as matérias abordadas nas aulas de C.F.Q. A resposta correta fará duplicar a pontuação obtida no jogo e a resposta errada fará reduzir a pontuação do jogo para metade.


Material: um balde, 4 colheres de pau, vários copos de plástico, duas mesas e 4 canecas.






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