sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Classificações dos "Jogos Loucos da Ciência"

1º Lugar, com 48 pontos para o 8ºB (desempate por maior nº de melhores pontuações)
2º Lugar, com 48 pontos para o 9ºD
3º Lugar, com 45,5 pontos para o 9ºB
4º Lugar, com 43,5 pontos para o 9ºA
5º Lugar, com 43 pontos para o 8ºD
6º Lugar, com 42 pontos para o 8ºA
7º Lugar, com 27,5 pontos para o 8ºC
8º Lugar, com 23 pontos para o 9ºC

As pontuações dos jogos estão afixadas na sala do aluno.
Os participantes devem procurar os seus diplomas de participação junto do respetivo professor de C.F.Quimicas.
A entrega do prémio se rá efetuada na segunda feira, dia 25, na aula de C.F.Quimicas.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Questões e respostas sobre Ciência para os Jogos Loucos da Ciência

Perguntas e respostas para os jogos loucos da ciência

1ª Parte - História da Ciência

1-     Nasceu a  4 de janeiro de 1643 (no calendário Gregoriano) em Londres e morreu a 31 de março de 1727 foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Em 1687 publicou três leis que explicavam vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos.

A.      Nicolau Copérnico
B.      Claudius Ptolomeu
C.      Isaac Newton
D.     Antoine Lavoisier

2-   Foi um cientista grego que viveu em Alexandria, uma cidade do Egito. Ele é reconhecido pelos seus trabalhos em matemática, astrologia, astronomia, geografia e cartografia. Realizou também trabalhos importantes em ótica e teoria musical.  Defendeu a teoria geocêntrica que colocava a Terra no centro do Universo.
A.         Nicolau Copérnico
B.         Claudius Ptolomeu
C.         Isaac Newton
D.        Galileu Galilei

3- Nasceu em Varsóvia a 7 de Novembro de 1867morreu a 4 de Julho de 1934 exercendo a sua actividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prémio Nobel, de Física, em 1903 pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio[2].

A. Pierre Curie
B. Marie Curie
C. Antoine Becquerel
D. Lavoisier


4- Nascido a 6 de Setembro de 1766 em Eaglesfield foi um químico, meteorologista e físico inglês. Foi um dos primeiros cientistas a defender que a matéria é feita de pequenas partículas, os átomos. É também um dos pioneiros na meteorologia, iniciando suas observações em 1787 com instrumentos confeccionados por ele mesmo e publicando, seis anos mais tarde, o livro (Observações e Ensaios Meteorológicos), um dos primeiros sobre a ciência meteorológica.

A. John Dalton
B. George Ohm
C. Blaise Pascal
D. Arquimedes

5- Matemático, físico e astrônomo italiano, natural de Pisa. Foi o verdadeiro fundador da ciência experimental na Itália. Aperfeiçoou o telescópio. Descobriu as leis da queda dos corpos e anunciou o princípio da inércia e o da composição dos movimentos. Inventou o termômetro e a balança hidrostática e estabeleceu os princípios da dinâmica moderna.

A. João Kepler
B.  lsaac Newton
C. Nicolau Copérnico
D. Galileu Galilei

6- O maior físico dos tempos atuais. Nasceu na Alemanha. Naturalizou-se suíço e, depois, norte-americano. Dedicou-se também à música. Condenou as injustiças e pregou a paz. Sua Teoria da Relatividade marcou a ciência moderna. Prêmio Nobel em 1921. Estamos falando de:

A. Thomson
B. Albert Einstein

C. Lavoisier
D. Pierre Curie

7- Químico francês, um dos fundadores da química moderna. Famosa é a sua Teoria da Conservação da Matéria, resumida na fórmula: "Na Natureza, nada se cria, nada se perde; tudo se transforma.". Estamos falando de:

A. Niels Bohr
B. Svant Arrhenius
C. Lavoisier

D. Thomson

8- Foi um jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata e inventor. Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido pelas suas citações e experiências com a eletricidade. As suas invenções incluíram o pára-raios.


A.    Albert Einstein

B.     Benjamin Franklim

C.     Thomas Edison

D.    Carl Sagan

9- Físico britânico estudou a natureza do calor, e descobriu relações com o trabalho mecânico. Isso conduziu à Primeira Lei da Termodinâmica. Em homenagem, atribuiu-se o seu nome à unidade de Energia no SI de unidades. Trabalhou com Lorde Kelvin, para desenvolver a escala absoluta de temperatura e também encontrou relações entre o fluxo de corrente através de uma resistência elétrica e o calor dissipado.

A.    James Watt
B.     James Prescott Joule
C.     Michael Faraday
D.    Albert Einstein

10- Foi um matemático e engenheiro escocês. Construtor de instrumentos científicos, destacou-se pelos melhoramentos que introduziu no motor a vapor, o que constituiu um passo fundamental para a Revolução Industrial.

A.    Antoine Lavoisier
B.     Thomas Edison
C.     James Watt
D.    Niels Bohr

11- Foi um físico e químico inglês, sendo considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. As suas contribuições mais importantes estiveram ligadas aos fenómenos da eletricidade, eletroquímica e do magnetismo. Em 1831, descobriu a indução eletromagnética, o princípio que está por trás do gerador elétrico e do transformador elétrico.

A.    Maxwell
B.     Michael Faraday
C.     James Watt
D.    Stephen Hawking

12-  É um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge onde hoje se encontra como professor lucasiano emérito, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Atualmente, é diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e fundador do Centro de Cosmologia Teórica da Universidade de Cambridge. Os seus pprincipais interesses são a  termodinâmica, a relatividade e a mecânica quântica. É portador de doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica).

A. Albert Einstein
B. Svant Arrhenius
C. Stephen Hawking
D. Carl Sagan

13- Nascida no Cairo e naturalizada britânica, é mundialmente famosa pelos seus trabalhos sobre a estrutura das macromoléculas com o uso da difração dos Raios-X. Em 1964 ganhou sozinha o prémio Nobel da Química pela determinação da estrutura de compostos da vitamina B12, necessários ao combate da anemia perniciosa.

A. Marie Curie
B. Dorothy Crowfoot
C. Irene Curie
D. Maria a Hebreia

14- Foi um físico e químico dinamarquês,  conhecido sobretudo por ter descoberto que as correntes eléctricas podem criar campos magnéticos e que são parte importante do Electromagnetismo. As suas descobertas moldaram a filosofia pós-kantiana e os avanços na ciência durante o final do século XIX. Foi também o primeiro pensador moderno a descrever explicitamente e denominar a experiência mental.

A. Benjamim Franklim
B. Paul Dirac
C. Charles Babbage
D. Hans Christian Oersted

15-  Mulher que contribuiu  para a proto-ciência da alquimia em Alexandria por volta do primeiro ou segundo século a.C., onde a tradição gnóstica valoriza as mulheres. A mais conhecida era Judia, foi a inventora de equipamentos para a química, como o banho-maria (Homenagem ao seu nome) e um tipo de alambique ou aparelho de destilação simples.

A.      Teodora de  Mileto.
B.      Cleopatra
C.      Alexandra
D.      Maria

16- Viveu em 370 a 415, era filha de Theon, acadêmico e diretor da Biblioteca de Alexandria. Ela escreveu textos sobre geometria, álgebra, astronomia, e credita-se a ela a invenção do hidrômetro, de um astrolábio e um instrumento para destilar água.

A.   Hipátia de Alexandria
B.      Helena de Tróia
C.      Thomasia de Mattio
D.      Maria Incarnata







Jogos Loucos da Ciência

Jogos Loucos da Ciência




 
  •   Estafeta das barbatanas

O jogo disputa-se em equipas de 4 elementos, na modalidade de estafetas. O primeiro jogador deverá, assim que soa o apito, calçar barbatanas, colocar os óculos de mergulho, a touca de banho e correr até ao caixote, do qual vai retirar um envelope com a questão a responder. Aí, passa as barbatanas, os óculos, a touca e o envelope ao seu colega de equipa, o qual, na posse desses elementos, corre até ao cesto de basquete, de onde só poderá sair após a realização com êxito de um cesto. O colega que o espera, deverá aparelhar-se com todo o material e correr até ao local em que o espera o próximo elemento, driblando uma bola de basquete em gincana. Finalmente, passa a indumentária ao último elemento, que deverá dirigir-se à mesa e responder à questão que se encontra no envelope subordinada às matérias abordadas nas aulas de CFQ. A resposta correta fará duplicar a pontuação obtida no jogo e a resposta errada fará reduzir a pontuação do jogo para metade.
Ganha a equipa que fizer a estafeta em menos tempo.

Material necessário: barbatanas; óculos de mergulho, touca de banho, bola de basquete, mecos, colchão de ginástica de solo; apito.


  • ·    Jogo das rolhas

Equipas de 4 elementos. Um jogador por equipa dirige-se para o centro de uma zona delimitada por 4 caixas de plintos, dentro das quais estão os outros 3 elementos da equipa. O jogador que vai para o centro terá de, com as mãos atadas atrás das costas, trazer a máxima quantidade de rolhas com os pés, as quais são largadas de um balde, para junto da sua equipa. Os elementos dentro da caixa de plinto recolhem, as rolhas com as mãos sem saírem da caixa. Ganha a equipa que reunir mais rolhas em 3 minutos. No final, cada equipa terá de responder a uma questão sobre as matérias abordadas nas aulas de C.F.Q. A resposta correta fará duplicar a pontuação obtida no jogo e a resposta errada fará reduzir a pontuação do jogo para metade.

Material necessário: uma saca de rolhas, um plinto, 4 fios para atar as mãos.



  • ·       Penalty rodopiante


 
Cada equipa deverá disponibilizar um guarda-redes. Os restantes elementos deverão tentar marcar um penalty, após serem desorientados com 5 voltas sobre si próprios. Ganha a equipa que conseguir acertar mais penaltys. No final, cada equipa terá de responder a uma questão sobre as matérias abordadas nas aulas de C.F.Q. A resposta correta fará duplicar a pontuação obtida no jogo e a resposta errada fará reduzir a pontuação do jogo para metade.



Material necessário: uma baliza e uma bola de futebol.

  • ·     Testa com testa
Todos os elementos participam ao mesmo tempo. Têm que, aos pares, e com um balão preso entre as suas testas, dançar vários ritmos sem deixar o balão cair. Quanto mais tempo os pares aguentarem, mais pontos marcam.
No final, cada equipa terá de responder a uma questão sobre as matérias abordadas nas aulas de C.F.Q. A resposta correta fará duplicar a pontuação obtida no jogo e a resposta errada fará reduzir a pontuação do jogo para metade.

Material necessário: balões e um aparelho leitor de cd’s.






  • ·   Gincana da colher de pau
Jogo de exterior. O jogo é disputado por quatro equipas em simultâneo. Cada jogador terá de equilibrar copos com água nas respectivas colheres, transportando-as com as mãos com o objectivo de encher a caneca que se encontra na mesa. Após o tempo estipulado para o jogo, vence quem tiver a caneca mais cheia.
No final, cada equipa terá de responder a uma questão sobre as matérias abordadas nas aulas de C.F.Q. A resposta correta fará duplicar a pontuação obtida no jogo e a resposta errada fará reduzir a pontuação do jogo para metade.


Material: um balde, 4 colheres de pau, vários copos de plástico, duas mesas e 4 canecas.